O Laboratório de Microcirculação foi criado em 2011 pelo grupo de médicos pesquisadores do Programa de Hipertensão Arterial – ProHArt, com apoio financeiro da FAPERJ.
O laboratório, situado no SME – 3º andar, tem como médico responsável pelos exames o Prof. Nivaldo Ribeiro Villela do Serviço de Anestesiologia.
O estudo da microcirculação vem se desenvolvendo nos últimos anos, porém ainda encontra-se no âmbito da pesquisa e não de assistência.
No laboratório realizamos os seguintes exames:
- Avaliação ultrassonográfica da Dilatação Mediada pelo Fluxo (DMF) da artéria braquial que avalia a disfunção endotelial. Sabe-se que a disfunção endotelial avaliada na artéria braquial correlaciona-se com a detectada na artéria coronária. É considerado um preditor de eventos cardiovasculares.
- Avaliação pletismográfica do antebraço após hiperemia reativa para estudo do fluxo sanguíneo microvascular. A disfunção microvascular avaliada por este método emerge como um preditor de risco cardiovascular e inflamação sistêmica.
- Laser Doppler – avaliação da reatividade microvascular após injeção de acetilcolina (Ach) e nitroprussiato de sódio (NPS). Este procedimento faz a mensuração do fluxo microcirculatório na pele, sendo um método validado para o estudo da disfunção microvascular sistêmica que está associado a vários marcadores de risco cardiovascular.
O Laboratório da Microcirculação é um importante núcleo de pesquisa clínica, oferecendo treinamento para alunos de graduação e pós-graduação através das suas linhas de pesquisa em hipertensão arterial resistente.
Para a realização desses exames, o LabMICRO conta com um Pletismógrafo Hokanson AI6 e com um Sistema Doppler PeriScan PIM 3.