Entre 1998 e 1999, cadastramos todos os pacientes portadores de hipertensão arterial atendidos no ambulatório de Clínica Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e constatamos que 24,2% da população atendida é hipertensa. A abordagem inadequada desses pacientes acarreta alta morbimortalidade já que a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Dos 1700 pacientes cadastrados, 47% apresentam evidências de acometimento cardiovascular enquanto 11% cursam com complicações renais. Constatamos que 70% dos hipertensos em acompanhamento incluíam-se no risco C (VI JNC), portanto compatíveis com o perfil de assistência terciária do hospital. Desses pacientes, apenas 27% tem sua PA controlada. Diante destes fatos, decidimos estabelecer uma rotina de avaliação e tratamento inicial do hipertenso, com intuito de obter melhor controle clínico e reduzir as complicações e os custos do acompanhamento desses pacientes no HUCFF. Esta rotina terá também finalidade didática, visando os estudantes de graduação, pós-graduação e residentes que atuam nos ambulatórios do HUCFF, além de padronizar as informações clínicas, facilitando o levantamento de dados relativos à hipertensão arterial no nosso meio.
Para aqueles que desejarem, estamos disponibilizando um PDF da Rotina, que poderá ser consultado no celular, tablet ou computador.
Comece verificando se você tem um LEITOR DE PDF no seu equipamento, caso não tenha, utilize o QR Code abaixo para instalar.
Após instalar o Leitor de PDF, você estará apto a baixar o PDF da mais recente edição da nossa Rotina, publicada em Setembro de 2023, com apoio da FAPERJ, através do edital APQ3 - Auxílio à Editoração. Para isso, basta clicar no QR Code abaixo.
Em breve, disponibilizaremos um e-book com acesso usando o App Kindle, gratuito no site da Amazon, para aqueles que preferirem. Aguardem novos informes.